domingo, 11 de abril de 2010

O mistério da Capela Loretto


Recebi a pouco tempo um e-mail falando sobre o mistério que supostamente ronda esta capela, e fiz uma vasta pesquisa na internet.

Encontrei pouca coisa além do que se encontra facilmente. No e-mail original a mensagem dizia o seguinte:

"Cidade de Santa Fé, estado do Novo México, Estados Unidos. Lá, um mistério que já dura 130 anos atrai fiéis e turistas. Destino: Capela Loretto. Cerca de 250 mil visitantes por ano procuram a capela em busca de uma resposta. O que torna a capela diferente de todas as outras é que o personagem do suposto milagre ocorrido nela é uma escada.

Quando a capela ficou pronta, no fim do século 19, as freiras sentiram falta de uma escada que as levasse até o pavimento superior. Elas passaram nove dias rezando para São José, que era carpinteiro.

Um desconhecido bateu na porta da capela no último dia. Disse que era carpinteiro e que poderia dar conta da tarefa. Ele construiu, sem ajuda de ninguém, a escada que é considerada um prodígio de carpintaria: ninguém sabe como ela ficou de pé. A escada não tem um suporte central. Depois, o carpinteiro - que não usou prego nem cola para construir a escada - sumiu sem deixar vestígios. Nem esperou para receber o pagamento.

Uma lenda nasceu na cidade de Santa Fé, que passou a acreditar que o carpinteiro na verdade era São José, enviado por Jesus para atender as súplicas das freiras. Desde então, a escada passou a ser chamada de “milagrosa”, e virou ponto de peregrinação e atração turística.

“Há três mistérios aqui. O primeiro mistério é que não se sabe, até hoje, quem é o homem que construiu a escada, a portas fechadas. Segundo mistério: arquitetos, engenheiros e cientistas dizem que não entendem como a escada se equilibra. E o terceiro mistério: de onde veio a madeira? Já fizeram análises e não existe nada parecido em toda a região”, explica o porta-voz da igreja.

Um detalhe só reforçou a crença no suposto milagre: a escada tem 33 degraus, a idade de Cristo."


Absurdos da lenda:

"...Quando a capela ficou pronta, no fim do século 19, as freiras sentiram falta de uma escada que as levasse até o pavimento superior..."

Como fazem um segundo andar no projeto da construção e não colocam uma escada para acesso ao mesmo? rsrsrsrs

"...Elas passaram nove dias rezando para São José, que era carpinteiro..."

Porque será que ao invés de contratarem um carpinteiro/pedreiro/engenheiro para fazer a escada, elas ficaram 9 dias rezando, esperando por um milagre que estava ao alcance de qualquer profissional? Ridícula essa parte!

Construiram uma igreja inteira, mas não sabiam construir uma escada!!!

"...arquitetos, engenheiros e cientistas dizem que não entendem como a escada se equilibra..."

Até cientistas? Huhauhauhauhauhuahua

"...E o terceiro mistério: de onde veio a madeira?..."

De onde será? De Marte??? É Madeira com material sintético lunar??? =O

E pra completar, os absurdos que vi pela internet nos comentários dos que crêem cegamente na veracidade do milagre (os erros de português foram mantidos):

"São os mistérios que não tem explicação, para nós seres humanos. Não está ao nosso alcanse, por falta de evolução espiritual. A beleza desse projeto me deixa a imaginar como o homem é pequeno aqui na terra."

Nossa, se a escada é tão absurda ao ponto de fazer imaginar o tamanho do homem na terra, imagina o que ela não diz da internet! Foi milagre de Deus fazer a comunicação viajar pelo ar! Da clonagem então...Huhauhauhauhauhauha

"Obra de SAO JOSE, com toda a certeza. Uma maravilha como esta nao poderia ser feita por um homem comum."

Minha nossa, realmente. Uma escada não poderia ser feita por um homem comum, mas o homem comum pode ir ao espaço...rsrsrs

É lendo essas coisas por ai que vejo o tamanho do sensato perto do supersticioso...rsrsrs

2 comentários:

  1. Acho sensacionais essas histórias que envolve um lado divino ou milagroso citando pessoas,objetos ou lugares. Que nessa matéria parece colocar os três em prática,certo?
    Temos um homem que aparece assim, sem mais nem menos,uma escada que supostamente não teria um suporte pra se manter e enfim uma igreja (nada mais divino que isso).
    Respeito quem acredite nisso, mas acho que é forçar a barra de mais acreditar que o carpinteiro criou uma escada milagrosa.

    ResponderExcluir
  2. O carpinteiro não criou uma escada milagrosa. Até porque, a escada não realiza milagres!! =] O milagre que Jesus realizou na vida dessas irmãs foi atender às suas preces, já que ninguém quis ajudá-las de antemão, pois elas haviam procurado outras pessoas para realizarem a tarefa. A madeira não veio de marte..mas imagine-se no séc. XIX, um homem montado em um burrinho. Como ele iria trazer um material que não fosse da reigão?? Por encomenda que não foi, correto, pois se estava montado em um animal significava que não tinha dinheiro para importar madeira.
    Ao invés de agirem com cinismo, mesmo que não acreditem nessas histórias, parem e percebam que Jesus sempre age em nossas vidas, que Ele realiza prodígios e milagres e nós nem nos damos conta!
    Por fim, essa história é maravilhosa!
    Paz e bem!

    ResponderExcluir