quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Apagão no Brasil: Ataque Hacker?


Um apagão interrompeu o fornecimento de energia em 18 estados brasileiros na noite desta terça-feira (10/11/09) e ainda atingiu parte do Paraguai, que é abastecida pela usina de Itaipú.

O fato mais intrigante é que, na manhã de ontem, foi divulgada uma notícia no G1 que falava algo sobre os apagões de 2005 e 2007 no Brasil, e ligava o fato a ataques Hacker.

Veja:

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1373267-6174,00.html

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1078121-6174,00-REDE+ELETRICA+DOS+EUA+SOFREU+ATAQUE+ESPIAO+DIZ+JORNAL.html

A notícia da suspeita de ataque no Brasil teria vindo de uma rede de TV dos Estados Unidos, que também anunciou que o próprio país sofreu recentemente ataques que visavam afetar a distribuição de energia nos EUA. Segundo a reportagem, os ataques teriam vindo da China, Rússia e outros países.

Por coincidência, logo após a divulgação da notícia nós sofremos um apagão. E por "força do acaso" nenhum jornal corrente ligou os fatos que foram tão recentemente publicados.

Para aumentar mais o clima de "teria da conspiração" existe também um detalhe muito importante que ocorreu nesta terça: Dois fatos completamente distintos ocorreram simultaneamente, deixando 100% do Paraguai sem luz.

O abastecimento de energia do Paraguai é 80% Brasileira e 20% Argentina, e as usinas de Itaipu e Yacyretá (Argentina) operam de maneira independente, mas pararam praticamente ao mesmo tempo por pane.

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1374722-5602,00-DOIS+EVENTOS+ISOLADOS+DEIXARAM+PARAGUAI+INTEIRO+SEM+LUZ.html

Basta ligarem os fatos e ver claramente que o apagão não parece ter sido um evento casual, e sim bastante arquitetado. Até o presente momento nenhum jornal sequer cogitou a possibilidade de um ataque.

Será que estou ficando louco, ou os fatos são óbvios demais?

Um comentário:

  1. Não sabia dessas reportagens, fico com o pé um atras com relação a ser ataque hacker. Tem que haver uma investigação maior.

    O que eu fiquei sabendo foi que alguns físicos disseram que havia uma tempestade magnetica na região de Itaipú e que era muito provavel ser esse o problema que gerou o apagão.

    Por falar em apagão, tudo voltou bem rápido, pensei que iria ficar em casa escrevendo no papel em vez de programar no computador rsrs.

    Abraços,
    Rafael Cavalcante.

    ResponderExcluir